O artista Ruy Guanaes, de 36 anos, revelou à reportagem que tem planejado um grafite no muro da EDP, localizado em Suzano, para homenagear as vítimas e os demais alunos da Escola Estadual Raul Brasil. Segundo ele, o projeto que deve ser feito entre esta e a semana que vem, tem o objetivo de transmitir os sonhos e a esperança que todos os adolescentes carregavam.
Guanaes já havia produziu, neste mês, um grafite para o Dia Internacional da Mulher a fim de homenagear e representar as dificuldades cotidianas que elas sofrem em meio à sociedade. No entanto, com os assassinatos da última quarta-feira, a comemoração do dia das mulheres perdeu a força e o artista revelou quais são os sentimentos dele diante de todas as tragédias que aconteceram nestes últimos dias.
"A impressão que eu tive foi que, embora os artistas e a população tente fazer boas ações, isso não acontece. Há sempre coisas mais fortes que abafam todo o nosso empenho em fazer algo em prol da sociedade. Ódio, preconceito e discriminação, tudo isso sempre destrói as nossas tentativas de fazer algo positivo", lamentou.
Segundo ele, os artistas têm grande preocupação em enxergar os avanços da sociedade e os seus momentos futuros, por isso estão sempre atentos e preocupados e fazer representações que consideram importantes, principalmente causas relacionadas às minorias. O muro que vai ser grafitado também pretende mostrar, de uma forma sutil, os possíveis problemas do abandono dos jovens.
*Texto supervisionado pelo editor.