O Expresso Leste ampliará, a partir de segunda-feira, o número de viagens diretas entre as Estações Estudantes e Luz. Com essa alteração, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) da Linha 11-Coral, farão o trajeto sem a necessidade de baldeação na Estação Guaianases, das 9 até as 15 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos em todo o horário de funcionamento. De acordo com a empresa, o serviço será ampliado gradativamente, como é protocolo de segurança em mudanças operacionais de trens, metrôs e monotrilhos.
A novidade beneficiará a população do Alto Tietê que utiliza a Linha 11-Coral, economizando dos usuários aproximadamente 30 minutos. A partir da ampliação dos horários, as viagens que antes eram realizadas, segundo os próprios passageiros, em 90 minutos, começarão a ser completadas em aproximadamente 64 minutos.
Na semana passada, a reportagem do Grupo Mogi News esteve presente na fase de testes do Expresso Leste que circulou durante a sexta-feira e o sábado com os horários ampliados. A maioria dos usuários gostou dessa mudança e alguns disseram que as baldeações realizadas na Estação Guaianases era a pior parte do dia. Ainda de acordo com os passageiros da CPTM, há a esperança de que o Expresso Leste fique cada vez menos lotado, uma vez que partirão mais trens realizando o percurso sem a baldeação.
O deputado estadual Estevam Galvão (DEM) comemorou a vinda parcial do Expresso Leste à região. "É uma grande conquista para todos nós. Uma luta longa, difícil, mas que chega ao final com vitória para todo o Alto Tietê. O governador João Dória (PSDB) cumpre com apenas um mês de mandato mais um compromisso que firmou conosco, com a nossa região". Já para o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), a vinda do Expresso Leste é uma batalha diária. "Esta é uma conquista para a cidade e uma etapa importante para que possamos ter o Expresso Leste atendendo Mogi em todos os horários. Estamos fazendo um trabalho unido para poder melhorar o dia a dia dos usuários da Linha 11".
Estação Mogi
O evento que anunciará a ampliação do atendimento acontecerá às 8 horas desta segunda-feira, na Estação Mogi das Cruzes, localizada na praça Sacadura Cabral, no centro. O evento contará com a presença do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, que além de atender a Imprensa e explicarem algumas questões técnicas à população, na plataforma da Estação Mogi, vão embarcar no primeiro trem Expresso Leste, no sentido Luz, inaugurando os novos horários de circulação.
Em janeiro o governo do Estado já deu o primeiro passo para o fim das baldeações: trocou todas as composições antigas por trens novos e mais modernos, com ar-condicionado e melhor estrutura para os usuários.
*Texto supervisionado pelo editor