A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão no último sábado no Jardim Piauí. Foram mais de 300 atendimentos feitos, que englobaram testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C, avaliação de hanseníase e vacinação contra febre amarela, sarampo e HPV. O bairro foi escolhido por conta de ser afastado das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais.
Ao todo, foram feitos 47 testes para sífilis, HIV e hepatites B e C, sendo um positivo para sífilis. Na oportunidade, também foram disponibilizadas mais de cem vacinas contra HPV, sarampo e febre amarela, além de ter ocorrido consultas, orientações e encaminhamentos para especialidades.
Em parceria com a Atenção Básica, Estratégia da Saúde da Família (ESF) e a Vigilância em Saúde da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde possui ações mensais para atender esta população especifica durante todo o ano.
De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, esta iniciativa visa não apenas a prevenção, mas também o despertar para o autocuidado. "Claro que, com a parceria realizada com a ESF, nosso objetivo é o diagnóstico precoce, a prevenção, mas também conscientizar, mostrar para os moradores daquela região que nós não esquecemos deles, que a gestão do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, se preocupa com todos os bairros, sensibilizando famílias a sempre estarem procurando um médico e exames de rotina", disse Priuli.