A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), realizou novamente na quarta-feira visitas domiciliares aos moradores do bairro Pouso Alegre.
Na ocasião, o enfermeiro Alexandre Aparecido, além de realizar a aferição de pressão arterial e outros atendimentos essenciais, orientou os pacientes sobre a importância da prevenção de doenças que podem se intensificar no verão, como micoses, desidratação, insolação, além da dengue, zika e chikungunya, comum pelo período de chuvas nesta época que ocasiona o acúmulo de água parada, criando focos do mosquito transmissor, Aedes aegypti.
Em Santa Isabel, as visitas domiciliares (VD) fazem parte da rotina das Unidades de Saúde, que permitem conhecer as condições de vida e habitação das famílias, bem como as relações que estabelecem o ambiente doméstico e as condições de adoecimento. A VD é uma atuação terapêutica a pacientes acamados e também a maneira pela qual a equipe realiza a busca ativa àqueles que faltam nos atendimentos ou que não conseguem se deslocar até o Posto de Saúde.
Palestras
Os cuidados com a saúde continuam reunindo munícipes de diferentes idades em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) para participarem de palestras. As ações educativas e preventivas acontecem durante o ano todo. Na terça-feira passada, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma palestra na ESF Vila Nova. Dessa vez, doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson foram abordadas.
O médico Lucas Santiago, acompanhado do enfermeiro Valter Aparecido e das auxiliares de enfermagem Lucilene Miranda e Maria Ilma, apresentou aspectos das doenças, diagnósticos, sintomas, fatores de risco e possíveis tratamentos.