Com as altas temperaturas neste período do ano, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba ressalta os cuidados que podem ser tomados para se manter saudável no verão. De acordo com médico generalista da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim América, Getulio Rodrigues de Oliveira, os cuidados já iniciam ao evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas. Além disso, é necessário a utilização do protetor solar, no mínimo fator 30 (esse produto não pode ser aplicado em crianças menores de 6 meses), usar bonés ou chapéus, óculos escuros e roupas de algodão para se proteger da radiação.
Com relação às roupas, deve-se optar por aquelas mais confortáveis e não apertadas: "Roupas apertadas podem favorecer neste período quente o aparecimento de doenças como micose e nas mulheres, a chamada candidíase. Roupas 100% algodão são ótimas para proteger a pele e os óculos escuros são essenciais, já que o excesso de radiação pode provocar catarata ou até lesão na córnea".
O generalista recomendou evitar sapatos fechados por muitas horas e expor as crianças com menos de 6 meses ao sol no máximo entre as 6 e 8 horas da manhã. Com relação à alimentação, beber muito líquido e ingerir alimentos ricos em água.