Em menção ao hino de Suzano, a Praça da Cidade das Flores despertou, com a inauguração do espaço na manhã de ontem. O local, com 18 metros quadrados, recebeu um projeto arquitetônico, assinado em 2005, e desde então aguardava a revitalização. Quatorze anos depois, os suzanenses ganharam uma praça modernizada, com iluminação led, chafariz e WiFi gratuito, a rede "Conecta Suzano". O evento recebeu mais de 2 mil pessoas, mesmo com o tempo chuvoso. A praça recebeu, ainda, um totem colorido com o nome da cidade; espaço que já se tornou referência para muitas fotos.
O custeio foi realizado por meio de uma contrapartida com a iniciativa privada estabelecida em Termo de Compromisso firmado com o município. A prefeitura estima que o custo da obra foi em torno de R$ 500 mil. As obras duraram três meses e foram supervisionadas pela gestão pública. "Não tem dinheiro da prefeitura nesse projeto e gostaria de destacar que já houve negociações que aconteceram aqui na cidade de Suzano, não só para praça somente, mas para os bairros, para os setores de Segurança, da Cultura e da Educação. Até o momento tivemos um recorde de mais de R$ 20 milhões em parceira com as empresas que vem para Suzano e entende a necessidade do município", detalhou o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR).
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, contou que a pasta trabalha com o conceito de Gentileza Urbano, que trata de oferecer qualidade de vida e lazer para as pessoas.
Os aposentados José Costa, de 61 anos e Iracema Wozniak, 67, adoraram o espaço reformado. "Estou achando tudo muito lindo. Vou utilizar a praça com certeza, sempre estou por aqui praticando lian gong (arte corporal chinesa)", contou Iracema.
Costa disse que conhece bem a praça e quando a filha era mais nova sempre a trazia para brincar. "Hoje ela tem 14 anos e ela vai vim aqui com as amigas. Eu moro aqui perto e sempre estarei aqui; agora temos que elogiar o Rodrigo (prefeito) e ver o que está bom em Suzano também", opinou.
A manutenção da praça, segundo o chefe do Executivo, será de responsabilidade da prefeitura. Sobre a fiscalização da praça, para que ela seja preservada, Ashiuchi revelou que a cidade receberá a Central de Segurança Integrada (CSI), que irá monitorar a cidade, além do aumento do efetivo da Guarda Municipal Civil por meio do concurso público.
Durante o evento foi realizado, em organização por meio da Secretaria de Cultura, feira gastronômica, tenda com palco para apresentações de dança e de música, brinquedos infláveis, barraca para pintura facial, jogos de vôlei e xadrez; além de doações de mudas de flores. O prefeito ainda sugeriu que o local poderá ser utilizado pela população para realizar ensaios fotográficos, como noivas por exemplo.
Nasce uma flor
Outro ponto movimentado da festividade foi o ambiente "Flores para Cidade das Flores", organizado pelo Viveiro Municipal Tomoe Uemura, que distribuiu cerca de mil mudas para os frequentadores. "Vamos ficar aqui por toda a semana, com doação de mudas e com a campanha 'Tigela Cheia', arrecadando ração aos animais assistidos por entidades sociais", explicou a presidente do Fundo Social, Larissa Ashiuchi.