A Prefeitura de Mogi das Cruzes abriu um plantão de atendimento aos contribuintes que tiverem dúvidas sobre a cobrança do IPTU deste ano. A recepção, que começou ontem, será realizada até esta sexta-feira e, de acordo com o órgão público, não haverá cobrança da taxa de protocolo para pedidos de revisão de valores, que custaria cerca de R$ 39.
O plantão ocorre no período das 8 às 18 horas nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e no plantão fiscal do prédio da prefeitura. A expectativa, segundo a prefeitura, é de realizar 150 atendimentos por dia.
O diretor de Finanças, que atualmente responde pela Secretaria de Finanças, Carlos Augusto Bim, esclareceu que esse atendimento faz parte de um leque de ações que a prefeitura adota. "Distribuímos 140 mil carnês, então é comum aparecer pedidos de revisões. E, embora os números sejam pequenos, temos que apresentar soluções para o munícipe para que ele tenha uma qualidade no atendimento", disse, ressaltando ainda que a isenção do valor da taxa do protocolo para solicitação de revisão dos valores é uma maneira de facilitar essas orientações.
Ele ainda explica que o aumento no valor do IPTU segue dentro do regramento legislativo. "A medida que nós identificamos essas alterações, obrigatoriamente temos que lançar o imposto correspondente sob pena de ser responsabilizado futuramente. As pessoas se assustam com o valor, mas por uma questão técnica, acabam não entendendo. Por isso estamos realizando o plantão fiscal", expôs.
O diretor ainda detalhou que, durante o atendimento, o morador irá visualizar o terreno do imóvel, "feito com as imagens de drones", e, de acordo com ele, isso será útil para que os mogianos possam perceber como estava sendo cobrado antes e como está agora. "Tudo o que estamos lançando agora é fruto do trabalho de 2017. A prefeitura está à disposição para esclarecimento, estamos nos esforçando para deixar todas as informações abertas aos moradores", complementou. Bim ainda ressaltou que a força-tarefa está sendo realizada para que o município tenha um equilíbrio nos investimentos para a cidade.
Todos os carnês já foram enviados aos Correios e o vencimento da primeira parcela e da parcela única são os dias 8, 9 ou 10 de fevereiro, dependendo do CEP do imóvel. O morador que optar pelo pagamento à vista terá 5% de desconto. Mais informações sobre o IPTU no site da prefeitura: www.mogidascruzes.sp.gov.br.
*Texto supervisionado pelo editor.