A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza hoje, a partir das 19 horas, a primeira edição do ano do projeto A Cidade é Aqui, que acontecerá no bairro Nova Jundiapeba, na Escola Municipal Astréa Barral Nébias (rua Lucinda Bastos, 1.051). Durante a reunião, o prefeito Marcus Melo (PSDB) e os secretários municipais conversarão com os moradores, informando as ações realizadas na região e ouvindo sugestões. Já houve edições do projeto no Rodeio, Jundiapeba, Taiaçupeba, Quatinga, Cezar de Souza, Sabaúna, Jardim Santa Tereza, Varinhas, Vila Cintra e Jardim Santos Dumont.
O distrito como um todo vem recebendo investimentos municipais em diversas áreas, como Saúde, Educação, infraestrutura, transporte, segurança e mobilidade urbana, entre outros. Um exemplo ocorre neste início de ano, com toda a avenida Lourenço de Souza Franco recebendo novas luminárias em LED, que são mais fortes e gastam menos energia.
A avenida ficou mais clara e isso aumenta a segurança, pois facilita o trabalho da polícia. Além disso, as lâmpadas que foram retiradas da Lourenço de Souza Franco estão sendo instaladas em pontos dentro de Jundiapeba, melhorando a iluminação de todo o distrito.
A prefeitura também vai iniciar em março os obras para combater os alagamentos que atingem principalmente ruas da área central de Jundiapeba. Seis vias do distrito receberão novas galerias de águas pluviais, substituindo as tubulações antigas existentes no local e contribuindo para a melhoria no sistema de drenagem daquela região. A seleção das ruas contempladas teve como base o projeto de urbanização da Vila Nova Jundiapeba, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo e o mapeamento dos locais que frequentemente registram alagamentos em Jundiapeba.
Outra obra importante para Jundiapeba é a construção do Corredor Leste-Oeste, que está 90% concluída. A nova via vai desafogar o trânsito na avenida Lourenço de Souza Franco e facilitar a ligação com Suzano e o Rodoanel Mário Covas. Serão duas pistas, com ciclovia, que ajudarão também a desenvolver toda a região situada do outro lado da linha férrea.
A prefeitura está preparando também a licitação para as obras do Núcleo de Segurança de Jundiapeba. O investimento será de R$ 1,5 milhão e a estrutura deverá contar com uma Base da Guarda Municipal, Centro de Formação e Treinamento, inclusive com estande de tiro, e canil.