Com objetivo de alertar a população sobre os malefícios da bebida alcoólica, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba, promoveu uma palestra na Unidade de Saúde da Família (USF) Pequeno Coração, na manhã de ontem, data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A palestra "Efeitos do álcool no organismo" foi ministrada pelo médico generalista Eduardo Fernandes Andrade aos pacientes da unidade. O profissional iniciou reforçando que o hábito de ingerir bebidas é antigo na sociedade, porém as consequências disso no organismo são a curto e a longo prazo.
"A bebida alcoólica é uma droga permitida e não existe dose segura, uma lata de cerveja demora uma hora para o organismo eliminar", disse o médico que explicou o processo do álcool no organismo, enfatizando os efeitos no cérebro, estomago e demais orgãos.
A ingestão de bebida alcoólica causa desidratação, prejudica o fígado e pode ocasionar hipertensão arterial e aumento da frequência cardíaca, conforme informou o médico na palestra. Também foi falado sobre o perigo da dependência da bebida alcoólica, já que o objetivo da ação foi de prevenir e alertar sobre o vício que o álcool pode causar. Foi aberto também um momento para perguntas que foram esclarecidas pelo médico.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Morro Branco também fará ação de orientação sobre alcoolismo amanhã a partir das 7 horas. A UBS Morro Branco está localizada na rua Rio Grande do Sul, 585, Aracaré.