A convite do vereador de Ferraz de Vasconcelos, Renato Ramos (PPS), o deputado estadual Estevam Galvão (DEM) e a dirigente de ensino Vera Lucia Miranda estiveram na última quinta-feira visitando a Escola Estadual Ijima, em Ferraz. A unidade é a primeira de período integral da região entre Ferraz e Suzano que respondem à mesma diretoria de ensino. Apesar de contar com um amplo terreno, e ter salas suficientes para abrigar alunos dos ensinos Fundamental II e Médio, precisa de reformas na área externa, na área de recreação, quadra esportiva e pintura.
O projeto do governo do Estado é que a partir deste ano até 52 escolas estaduais sigam o mesmo modelo e entrem para o Programa Ensino Integral (PEI). A passagem do deputado por Ferraz a pedido do parlamentar conhecido como Renatinho Se Ligue colocou em pauta outras demandas de reformas e manutenções em escolas estaduais no município, que foram encaminhadas à Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE).
O novo modelo escolar tem jornada de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos. Além das disciplinas obrigatórias, eles contam com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. O grupo de professores nessas escolas são funcionários exclusivos da instituição, e tem um preparo diferente para responder as necessidades do novo ensino.
O ofício com as demandas será encaminhado para o FDE, e pelos próximos dias a cidade obterá a resposta sobre as possíveis reformas.
Ainda de acordo com o vereador, uma agenda será marcada nas próximas semanas com o presidente da FDE, articulada pelo deputado Estevam Galvão e com a presença da dirigente Vera Lucia para ressaltar as necessidades principais de outras escolas estaduais de Ferraz de Vasconcelos. Além disso, Renato afirma que levará as demandas de creches do município a fim de sanar a demanda reprimida existente na cidade.