O Ambulatório de Saúde Mental, localizado na rua Coronel Souza Franco, no Parque Monte Libano, pode abrigar um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil, conforme divulgação da Secretaria de Saúde, ontem, durante prestação de contas da pasta, realizada na Câmara de Mogi. Em 2016, o ex-secretário de Saúde, Marcello Cusatis, já havia informado que um Caps Infantil seria implantado na cidade em 2019 para atender crianças e adolescentes dependentes químicos, além de casos de transtornos psiquiátricos. No entanto, ainda não foi divulgado data para construção do espaço, o que está previso para ser analisado no Plano Municipal de Saúde.
Para o atual secretário da pasta, Francisco Bezerra, o equipamento vai ajudar crianças e adolescentes que precisam do tratamento psicossocial. "Temos o Ambulatório de Saúde Mental, que hoje, de acordo com o próprio governo Federal, não tem exigência de existir, então, por que não criamos um Caps Infantil para o atendimento de crianças na cidade?", explicou.
Essa implantação só é viável porque a Secretaria de Saúde descentralizou o atendimento no ambulatório, ou seja, conseguiu a contratação de psiquiatras para atender diretamente nos postos de saúde. "O ideal é que o paciente passe pelo posto de saúde próximo à casa dele caso esteja passando por algum problema. Hoje isso é possível. Antes, tínhamos a dificuldade de contratar psiquiatras", disse a secretária-adjunta da pasta, Rosangela Cunha.
Centro Animal
Durante a prestação de contas de ontem, foi revelado que um novo processo de chamamento para a administração do Centro de Bem-Estar Animal, em Cézar de Souza, está em processo na prefeitura (veja repercussão na câmara, página 5). A empresa responsável pelo é a Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), que chegou, em dezembro do ano passado, a suspender as atividades por discordâncias contratuais. De acordo com a pasta, já foram recebidas propostas de outras três empresas interessadas em assumir o serviço, que estão em análise pela Secretaria de Gestão.