Há 6.232 vagas de estacionamento em zonas azuis no Alto Tietê. As cidades somadas são Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Arujá e Santa Isabel (veja tabela ao lado).
Em Ferraz, o processo de ampliação é para aproximadamente 750 vagas de Zona Azul para 2019; além de mais 150 vagas para carga e descarga, parada rápida de dez minutos, farmácias, pessoas com deficiência, idosos e carro-forte. As demais cidades estão realizando estudos para verificar a viabilidade da ampliação das vagas.
A Câmara de Ferraz já aprovou, por unanimidade, um requerimento pedindo informações de como o estudo para ampliação foi feito e cobrou da prefeitura como é realizada a fiscalização da concessão pública. A votação da matéria liderada pelo vereador Claudio Ramos Moreira (PT) ocorreu na sessão da última segunda-feira.
O parlamentar argumentou que o questionamento tem como objetivo dar mais transparência ao contrato assinado no decorrer de 2015, quando a empresa responsável assinou a licitação.
Mogi das Cruzes possui 1.092 vagas de estacionamento rotativo sem exclusividade, 47 vagas de estacionamento rotativo para idoso e 34 vagas de estacionamento rotativo para deficientes, totalizando 1.173. O limite de utilização da vaga é de duas horas. Sobre a ampliação de vagas, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o processo licitatório para o novo contrato de operação do sistema de estacionamento rotativo está em fase final. "A empresa Hora Park apresentou a melhor proposta e a última etapa do processo será a execução de uma prova de conceito com a escolhida para responder pelas vagas", expressou, em nota. A pasta também informou que, para a realização do acréscimo de vagas de zonas azuis, está realizando estudos em algumas regiões da cidade.
Já Suzano, que possui 1.831 vagas de estacionamento rotativo, realizou a última ampliação em 2016, quando acrescentou 380 vagas. A pasta responsável no município informou que possíveis alterações nas vagas estão em estudo.
Em Poá, são 1.096 vagas distribuídas na cidade. O motorista poaense tem a opção, caso não queira utilizar os talões de pagamento, de emitir as solicitações pelo aplicativo e-Tíquete, App Estacionamento Fácil. Em Arujá e Santa Isabel, onde existem 825 e 428 vagas, respectivamente, não há previsão de ampliação.
*Texto supervisionado pelo editor.