Uma nova cabine de energização está sendo construída em Suzano para evitar quedas de energia no Expresso Leste. A informação é do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), que acompanhou ontem o início da ampliação do serviço. Segundo ele, quando a circulação sem baldeação ocorrer em todos os horários, os trens com ar-condicionado vão exigir uma maior capacidade elétrica da rede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Bertaiolli ressaltou a importância da conquista para a região. "É muito importante que esta implantação ocorra gradativamente. A previsão é que em alguns meses já estejamos com o Expresso em todos os horários", afirmou. Segundo ele, a CPTM agora fará o treinamento de funcionários, a energização da linha, pois o trem com ar-condicionado tem um consumo maior de energia, e será avaliada a demanda de passageiros da ligação por estação.
A baldeação, segundo o deputado, foi implantada de forma provisória durante o governo de Mario Covas (PSDB), e se tornou definitiva. Bertaiolli destacou ainda que a conquista atende a um pedido feito por ele ainda em campanha ao governador João Doria (PSDB), que foi prontamente atendido. "Essa é uma etapa importante, estive com o governador para reforçar essa demanda e agora os passageiros da região podem contar com o trem expresso, sem baldeação em Guaianazes. Esperamos que até o meio do ano não exista mais a baldeação", afirmou.