Para ter um parâmetro e, ao mesmo tempo, evitar uma eventual disparada nos preços do material escolar justamente neste início de ano, quando pais ou responsáveis vão a estabelecimentos comerciais para comprar a lista de produtos sugerida por escolas, o Procon de Ferraz de Vasconcelos fez uma pesquisa de preço na última terça-feira. Acompanhada do vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue, a própria diretora do órgão, a advogada Juliane Gallo, foi quem fez o levantamento em três lojas na cidade.
De acordo com a diretora, após uma breve consulta nos valores do material escolar nos três principais estabelecimentos comerciais, ou seja, a Miamor, a X-Tudo e a Lojika, que vendem itens básicos exigidos por unidades de ensino locais, no começo de ano constatou-se uma quantia média de R$ 65,66 por uma lista de 16 produtos essenciais. Neste caso, segundo ela, a princípio, o estudo não verificou nenhum tipo de exagero nos preços do material escolar. Mesmo assim, Juliane Gallo orienta a pais ou responsáveis que a melhor saída para economizar na compra é pesquisar e comparar os custos.
A diretora adiantou ainda que o levantamento efetuado, na terça-feira, não significa a realização de um processo de fiscalização contra as lojas que comercializam o material escolar. "Foi, na realidade, apenas uma pesquisa para termos uma noção dos preços praticados", comenta Juliane Gallo. Em contrapartida, ela acrescenta que nada impede de o consumidor de acionar o Procon de Ferraz de Vasconcelos caso encontre alguma variação, ou seja, haja diferença do mesmo produto. Para ela, é muito importante que pais ou responsáveis observem se a escola especificou a marca do item.
No fundo, trata-se de uma recomendação proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), porém, cabe ao próprio interessado adquirir o material escolar de sua preferência. O detalhe, de acordo com a diretora do Procon local, é que a unidade de ensino pode sugerir somente a lista de material de uso coletivo em sala de aula como, por exemplo, folhas de sulfite. O Procon de Ferraz de Vasconcelos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, no Centro de Integração da Cidadania (CIC), localizado na rua Américo Trufelli, 60, no Parque São Francisco. Informações pelo telefone 4679-4782.