A Vigilância Sanitária de Ferraz de Vasconcelos estará realizando a operação "De Olho na Validade" até o dia 26 de janeiro. A ação consiste na fiscalização de estabelecimentos que vendem alimentos, como mercados e padarias, com o objetivo de vistoriar a data de validade dos produtos. Pelo menos dez comércios já foram autuados pelo órgão da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente Isidoro, foi necessário planejar uma ação neste sentido por conta do aumento no número de denúncias desta natureza. "Nos últimos três meses, nós temos recebido reclamações de produtos com a validade vencida. Para tentar sanar este problema e conscientizar, desenvolvemos o 'De Olho na Validade', que tem nos dado bons resultados", disse Karina.
Os cronograma de estabelecimentos visitados é seguido de acordo com as denúncias e também pelo padrão. "Se a gente recebe denúncia de leite vencido, por exemplo, vamos até o referido local, mas também fiscalizamos mercados e padarias, lugares que comercializam o mesmo leite", explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Karina Rente.
A operação está sendo realizada desde o dia 16 de janeiro e será finalizada no dia 26. Neste período, 41 comércios já foram vistoriados, e dez deles receberam autuações. Diante do documento, o proprietário pode se regularizar a situação com a Vigilância Sanitária por meio de uma defesa que será avaliada pelo órgão, levando em conta a gravidade e histórico do local. Vale destacar que nenhuma empresa foi interditada até o momento. Para que isto ocorra, mais de 10% do estoque deve estar com validade vencida.
Para denunciar um estabelecimento, a Vigilância Sanitária de Ferraz atende pelo telef 4675-3949.