Neste domingo, o 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) completará 77 anos de existência. Em comemoração, será realizada uma operação especial, cujo nome é "Fecha Quartel". O objetivo da iniciativa é reunir todos os policiais (folguistas, escalados e administrativos) nas ruas, para proporcionar maior segurança para a população. Além disso, no período noturno, os demais BPM/M, do 32º de Suzano e 35º de Itaquaquecetuba, serão reunidos no 17º para proporcionar segurança àqueles que saem à noite.
O tenente-coronel, comandante do 17º BPM/M, Ary Kamiyama, contou que a ideia da operação é evidenciar para a população há quanto tempo o batalhão está contribuindo para a região. "Chegamos à conclusão que o maior presente que podemos dar para a sociedade no dia do nosso aniversário é fazer um operação, para trazer tranquilidade para a população", esclareceu. Diversas ações estão sendo realizadas desde o ínicio do mês, como a Rodovia Mais Segura e São Paulo Mais Segura. No entanto, a operação "Fecha Quartel" é exclusiva para a região.
Além de Mogi das Cruzes, as cidades de Guararema, Salesópolis e Biritiba Mirim, área de cobertura do 17º Batalhão, contarão com o efetivo de policiais militares atuando no policiamento a pé, policiamento com bicicletas, radiopatrulha, Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Força Tática. Durante as ações de bloqueios, a Polícia Militar vai distribuir folhetos com orientações sobre segurança para residência, eventos, comércios consumidores, veículos, dia a dia e dicas contra furtos e roubos de celulares.
Dois anos
O tenente-coronel Ary Kamiyama, hoje comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), trabalhou como tenente de 1995 até 2005 no BPM/M. Ele retornou de São Paulo em 2015 como major, na função de coordenador-geral do 17º Batalhão - função hoje exercida pelo major Relder; Ary ficou um ano na função. Ele se tornou tenente-coronel em maio de 2017 e completará dois anos na patente. Durante esse período, o batalhão atendeu mais de 15 mil ocorrências, foram abordados mais de 200 mil pessoas, apreendidos aproximadamente 250 quilos de drogas e foram presas mais de 1,6 mil pessoas.
* Texto supervisionado pelo editor.