As obras de acessibilidade em ruas e avenidas de Mogi das Cruzes se estenderão a várias regiões, dentre elas o distrito de Jundiapeba. Os serviços nessa área terão início este mês, e incluem a construção de rampas acessíveis e cruzamentos com travessia elevada. As informações são da Secretaria Municipal de Transporte, e o investimento para a obra, que contempla vias de todo o município, é estimado em R$ 250 mil.
Segundo a secretaria, ao todo serão implantadas 14 rampas acessíveis e três cruzamentos com travessias elevadas em diferentes pontos da cidade. Os recursos foram conquistados por meio de uma emenda da deputada federal Keiko Otta (PSB).
Em novembro do ano passado, foram iniciados serviços de melhorias de acessibilidade e segurança viária. Até o momento, as avenidas Antônio de Almeida (trecho entre a avenida Lothar Waldemar Hoehne até a rua João Benega Ortiz) e a avenida Francisco Rodrigues Filho (trecho entre a avenida Ricieri José Marcatto até o bairro do Botujuru) receberam lombadas, rampas acessíveis e travessias iluminadas.
A avenida Lothar Waldemar Hoehne (trecho entre a avenida Governador Adhemar de Barros até a avenida Francisco Rodrigues Filho) também foi beneficiada com travessias iluminadas, enquanto na avenida Ricieri José Marcatto (trecho entre a avenida Francisco Rodrigues Filho até a avenida Nilo Marcatto), foram implantadas quatro lombadas. Já na rua Princesa Isabel de Bragança (trecho entre a avenida Voluntário Pinheiro Franco até a rua Manoel Pimenta de Abreu), foi construída uma travessia elevada para os pedestres. As avenidas Fernando Costa e Francisco Ferreira Lopes receberam, no total, 16 rampas de acessibilidade.
Até o momento, já foram entregues 65 rampas de acessibilidade, 32 travessias iluminadas e 11 lombadas. O valor total do investimento é de R$ 1.821.206,82. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em junho deste ano, e, além dos serviços de acessibilidade no distrito de Jundiapeba, outras obras estão previstas. A secretaria informou que diversas melhorias serão implantadas ao longo deste semestre, como sinalizações e semáforos em diversos pontos espalhados pelo município.
*Texto supervisionado pelo editor.