O prefeito Marcus Melo acompanhou ontem as discussões do 2º Fórum Global de Dirigentes Locais, que acontece em Sevilha e reúne 170 delegações de 40 países. O destaque da programação foi a presença do rei Felipe IV, da Espanha, que participou do Ato Central do evento.
O rei espanhol falou sobre sustentabilidade, produção de energia limpa, combate à pobreza e igualdade. Ele também valorizou a troca de experiências entre representantes de diversas partes do mundo como um caminho para buscar melhorias para a vida das pessoas. "Mais de 6 bilhões de pessoas viverão nas cidades dentro de 30 anos. Este é o caminho, trabalhar juntos pelo bem-estar dos cidadãos", afirmou Felipe IV, que também lançou uma série de questões que devem ser discutidas pelo Fórum Global, com a troca de experiências.
O rei reforçou ainda os objetivos do Fórum, com o cumprimento da Agenda 2030, em que devem caminhar juntas empresas, universidades, administrações locais e a sociedade civil, criando um contexto adequado para buscar avanços e inovações. Ele ainda traçou um paralelo entre o momento atual e a primeira circunavegação da Terra, feita por Fernão de Magalhães. O feito que partiu e chegou em Sevilha, completa 500 anos em 2019.
"Naquele grande esforço, se colocou em comunicação pessoas de diferentes culturas e continentes, se relacionaram economias e conhecimentos materiais de diferentes latitudes, se conectaram saberes e visões de mundo até então desconhecidas. Hoje, o que desejamos é compartilhar o todo e devemos fazê-lo com espírito de solidariedade, de verdadeira vontade de colocar em comum nossas realizações e êxitos, nossos anseios e ideias e nossos valores", disse.
O evento também contou com a participação do prefeito de Sevilha, Juan Espadas Cejas, a ministra de Política Territorial e Funcionamento Público da Espanha, Meritxell Batet, o presidente da Junta da Andaluzia, Juan Manuel Moreno, e o prefeito de Medelin, Federico Gutiérrez.
A programação do 2º Fórum Global de Dirigentes Locais termina neste sábado (26/01), com uma série de apresentações de boas práticas de empresas municipais de Sevilha. Entre os temas discutidos estarão abastecimento e saneamento, transportes urbanos e limpeza pública.