Os festivais têm ganhado destaque na agenda cultural de Mogi das Cruzes. A programação terá início no dia 17 de janeiro, com a sexta edição do Festival de Verão, e seguirá até 8 de fevereiro. Para este ano também estão previstos a 5ª Semana de Danças Urbanas (7 a 15 de fevereiro) e a retomada do Festival Tablado de Teatro Amador. "Vamos abrir espaço para o teatro amador, retomando um festival antigo na cidade que deixou de ser realizado por muitos anos", contou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori. 
O evento chegará à nova edição. Segundo o Sartori, um dos objetivos do Festival Tablado é abrir espaço para estudantes que participaram do Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes (Festemc) que hoje pertencem a grupos fora da escola, além de atrair grupos de outras cidades e estados.   
Outro destaque do ano será o 6º Festival da Canção, que está com inscrições abertas até 1º de fevereiro. "O festival virou tradição para quem participa. A mudança neste ano é a edição voltada para voz e violão. Nos últimos dois anos, quase 80% dos participantes eram voz e violão. É uma redução no custo e que contempla o que as pessoas estão pedindo", concluiu. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de março, no Theatro Vasques. Serão premiadas 15 composições originais, sendo três de Mogi. (K.B.)