Vinícius Samuel, de 6 anos, é suzanense e sofre de uma má-formação congênita da coluna vertebral, chamada mielomilingoncele. O jovem faz fisioterapia desde os cinco meses de idade, mas, para prosseguir com o tratamento, precisa de um novo aparelho chamado órtese, que custa R$ 6 mil. Para levantar o valor necessário, familiares e amigos do menino começaram há duas semanas uma campanha de arrecadação on-line.
Segundo Ana Paula de Oliveira, 34, mãe de Vinicius, as doações já começaram. "Fiz uma publicação no Facebook, e é incrível como as pessoas têm ajudado. Ainda não tenho uma estimativa do quanto foi doado, mas são pessoas de outros Estados, até do Rio de Janeiro. Ontem, eu até chorei, quando um homem ligou e disse que, mesmo sem nos conhecer, estava doando R$ 100 porque se emocionou com a nossa história", contou.
O menino faz fisioterapia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na clínica de saúde da Faculdade Piaget e também pratica vôlei adaptado no Sesi, todas as atividades são em Suzano. O esporte, segundo a mãe, trouxe alegria e esperança para o pequeno. "A gente percebeu que ele estava desenvolvendo uma depressão por não poder andar, e ainda usar fraldas, pois a mielomilingoncele acabou afetando o funcionamento intestinal. Então, começar uma atividade física fez com que ele se sentisse feliz de novo", revelou.
Ana explicou que, com o crescimento de Vinicius, a órtese antiga ficou pequena. "Para que ele possa continuar de pé, e para que não perca o ritmo do tratamento, precisamos do aparelho. A próxima consulta é em maio, e ele precisa estar bom para receber alta. Por isso a nossa pressa, ele não pode parar com o tratamento", explicou.
Além da preocupação com a fisioterapia e a órtese, há o gasto das fraldas que Vinicius usa. "São muitas fraldas por mês. Entramos em contato com a assistência social e a prefeitura, mas não recebemos nenhuma ajuda. A cadeira de rodas que ele usa está pequena, além dos remédios que ele toma. O tratamento todo requer muito dinheiro", desabafou Ana.
Apesar das dificuldades, a mãe conta que Vinicius é a alegria da casa. "Ele é o nosso príncipe. Além de tudo, é muito inteligente e já está ansioso para o início das aulas", contou orgulhosa.
Para quem tiver interesse em fazer uma doação, a página do Facebook é o facebook.com/vinicius.samuel.75248795 , e o telefone para contato é o 9-9327-9630.
* Texto supervisionado pelo editor.