O número de cartões para o estacionamento prioritário de idosos emitidos em Mogi das Cruzes caiu 14,1% no último ano. Em 2018, foram 3.251 idosos que solicitaram o uso das vagas preferenciais na cidade, contra os 3.787 de 2017. Já o cartão para os Portadores de Necessidades Especiais (PNE) teve crescimento de 6,19% no período, passando dos 323 usuários para 343 em 2018.
Nos últimos oito anos, de acordo com os dados da prefeitura, foram emitidos 20.991 cartões para idosos, incluindo as renovações que são obrigatórias a cada cinco anos. Em relação aos PNEs, foram 2.713. Ainda neste período, registrou-se o aumento de 325% em cartões emitidos, partindo dos 764 cartões em 2010 e chegando a 3.251 no ano passado.
Para os idosos, para solicitação do cartão de estacionamento prioritário é necessário ter 60 anos ou mais e ser residente de Mogi. Já para os deficientes ou responsáveis legais da pessoa com deficiência, é necessário uma aprovação junto à Prefeitura de Mogi.
O cidadão que quiser solicitar o benefício, deve comparecer a uma unidade do Pronto-Atendimento ao Cidadão (PAC) com a documentação exigida pela prefeitura. Existem três unidades do PAC na cidade, na Avenida Narciso Yague Guimarães, 277, no Centro Cívico, outra na rua Capitão Francisco de Almeida, 47, em Braz Cubas, e na Alameda Santo Ângelo, s/nº, em Jundiapeba.
Os documentos necessários para receber o benefício são o RG ou a carteira nacional de habilitação, a CNH original, e cópia do comprovante de endereço em nome do idoso, caso o requerente seja representante (parente de 1º grau), deve levar também seus documentos pessoais (cópia e original), além dos documentos do idoso, em caso de cônjuge, além desses documentos, é necessário levar a cópia e original de seus documentos pessoais e da certidão de casamento.Em caso do representante não ter grau de parentesco, além desses documentos citados, deve apresentar também seus documentos pessoais (cópia e original) e levar uma procuração do idoso com firma reconhecida autorizando a emissão do cartão. Vale ressaltar que a 1ª via do cartão é gratuita e fica pronta no mesmo momento.
Já para o Cartão de Estacionamento de Vagas para Pessoas com Deficiência, além dos mesmos documentos necessários para os idosos é preciso apresentar atestado médico de um formulário fornecido pela Secretaria de Transportes e o cartão Sistema Integrado de Saúde (SIS).
O horário de funcionamento dos PACs é de segunda à sexta, das 8 às 17 horas. O telefone é 4798-5000.
*Texto supervisionado pelo editor.