A campanha "Janeiro Branco", projeto dedicado à prevenção do adoecimento emocional, realizará ações em Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano. As intervenções ocorrerão durante todo o mês, tratando temas como a importância sobre o bem-estar, qualidade de vida e mudanças de comportamentos. Entregas de panfletos de conscientização, de laços brancos, palestras e atividades de auto conhecimento serão promovidos durante a campanha. Todos podem participar como voluntário, sendo profissional da saúde, educação ou qualquer pessoa que queira contribuir.
O projeto surgiu em 2014 e segundo a psicóloga Roberta Almeida, uma das responsáveis pela organização das ações na região, essas campanhas tem se tornado cada vez mais necessária. "Cuidamos do corpo e muitas vezes procrastinamos o cuidado com nossas emoções e negligenciamos tais cuidados, priorizando a parte material. A cada dia crescem os números de adoecimento emocional, com casos elevados de depressão, ansiedade e suicídio".
Em Biritiba será realizada uma palestra no dia 25, às 18h30, no Centro Pastoral, localizado na rua Gildo Sevalli, 2.017, no centro. Em Ferraz serão distribuídos laços e folhetos na Praça Central, na próxima quarta-feira. Um dia depois, no Parque Nosso Recanto, haverá também distribuição de folhetos, e um espaço para desenho e arte. Em Mogi, uma ação será realizada na Praça do Rosário e Matriz, a partir do meio-dia. Por sua vez, em Poá, no dia 25, haverá uma palestra na câmara, às 18h30, com distribuição de laços, panfletos e orientações. E em Suzano, a ação será realizada na estação de trem às 15 horas.
Para Roberta, o "Janeiro Branco" visa levar o ser humano ao protagonismo da própria vida. "O projeto faz com que as pessoas se tornem responsáveis pelo autocuidado. Promove o bem-estar e a percepção de mudanças de comportamento, hábitos, pensamentos, refletindo sobre suas emoções", concluiu.
*Texto supervisionado pelo editor