Para evitar as filas que se formam desde a madrugada e organizar o serviço do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), a Prefeitura de Itaquaquecetuba passará a prestar o atendimento somente mediante agendamento. Neste setor, está concentrada a maioria dos serviços sociais para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos (cerca de R$ 3 mil). Os interessados podem marcar horário pelos telefones 4753-4483 e 4642-5884 ou pessoalmente na Avenida Emancipação, 37. A medida começa a valer a partir de segunda-feira, 4 de fevereiro.
A principal função do Cadastro Único é emitir o Número de Identificação Social (NIS) para cada pessoa para que ela possa ser inserida em programas sociais e também acompanhada pelo poder público, tornando-se a porta de entrada para projetos e garantindo direitos, tais como: tarifa social, passe livre, carteirinha de viagem para idosos, isenção em taxas de concursos, passagem interestadual para idosos, isenção em prova da OAB, Minha Casa, Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada (BCP) e ID Jovem.
O CadÚnico abastece um banco de dados integrado ao Ministério do Desenvolvimento Social, que faz constantes auditorias para verificar a veracidade das informações. Por isso, cada programa tem prazos específicos para revalidação.
Diariamente, cerca de 100 pessoas vão ser atendidas pelo setor e receberão informações e encaminhamentos de acordo com a situação da renda familiar e os programas oferecidos na cidade.