Compartilhe
Com busca ativa por pessoas com sintomas que podem ser da hanseníase, realizada pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por meio de questionários, a Secretaria de Saúde de Arujá continua até o próximo dia 31 a promover o Janeiro Roxo.
O objetivo é alertar a população para o controle da doença, bem como a importância do diagnóstico e do tratamento corretos, além de propagar mais informações sobre a patologia e desfazer o preconceito que a cerca.
Janeiro Roxo é uma menção ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, celebrado sempre no último domingo de janeiro, mês internacional da luta contra a doença, e Arujá aderiu à campanha.
A hanseníase é uma doença crônica e transmissível com capacidade de infectar pessoas de todas as idades. O Brasil ocupa a 2ª posição do mundo entre os países que registram casos novos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica, úlceras de pernas e pés, ressecamento nos olhos, diminuição da sensibilidade ou da força muscular de face, mãos e pés são alguns sintomas.
A doença possui cura e o tratamento é realizado com a poliquimioterapia (PQT), uma associação de antimicrobianos recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento gratuito da doença nas UBSs e centros de referências, além de orientar sobre a prevenção.
Cidades
Referência em Mogi, Parque Centenário será revitalizado e ganhará novos espaços
Cidades
Sistema Alto Tietê atinge 49,3% do volume útil nos últimos 30 dias
Cidades
Presidente da Liga de Futsal receberá Medalha Antônio Marques Figueira
Cidades
Procon alerta para golpes associados ao programa federal ‘Novo Desenrola Brasil’
Cidades
Confia as cidades onde o Bom Prato Inverno vai funcionar no jantar