A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres em parceria com a Secretaria de Saúde continua com a campanha "Mulheres contra a Aids" que tem por objetivo a distribuição gratuita de preservativos para a população, por meio de displays colocados em espaços estratégicos, como estações de trem, órgãos públicos, bancos e outros.
Atualmente, o display está no prédio do Cadastro Único, localizado na avenida Emancipação, 37, no centro. Estão disponíveis preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. O display ficará no local até meados do mês de fevereiro.
A proposta é deixar que a população retire os preservativos sem constrangimentos, proporcionando assim uma grande ação de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O projeto "Mulheres Contra a Aids" foi criado em 2015 e já distribuiu mais de um milhão e meio de preservativos em diversos locais da cidade. Segundo a Secretaria de Políticas para Mulheres, a meta é que no decorrer do ano de 2019, o projeto seja intensificado em locais e bairros com maior concentração de pessoas.
A Secretaria Municipal de Saúde também realiza o trabalho preventivo em todos os locais pertencentes à Rede de Atenção Básica. Toda as unidades disponibilizam testes rápidos e convencionais de HIV, sífilis e hepatite. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para o Serviço de Assistência Especializado (SAE), localizado na rua Duque de Caxias, 187, no centro.