O programa municipal "Emprega Mogi" gerou, em 2018, 3,4 mil novos postos de trabalho. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, contou que o número é quase o dobro do que foi atingido no ano passado - na ordem de 1.620 empregos. O chefe da pasta ainda afirmou que o programa finaliza 2018 com saldo positivo tanto em empregabilidade quanto no âmbito empresarial. Foram 1.050 empresas de pequeno, médio e grande porte instaladas na cidade; quase 10 mil estabelecimentos comerciais; 16 mil microempreendedores; 26 mil estabelecimentos de serviços gerais e cerca de 100 mil mogianos com carteira assinada. Hoje, o Emprega Mogi está oferecendo 84 oportunidades de emprego.
O titular da secretaria expressou que o projeto apresentou ao Estado o potencial que a cidade tem. "A prefeitura estreitou o relacionamento com as empresas e apoiou o empreendedorismo, principalmente no setor tecnológico. Isso ajudou a alavancar a empregabilidade no município", constatou. Ele acrescentou ainda que as parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae); com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e com o novo serviço da Sala do Empreendedor, que agiliza os trâmites das documentações junto à prefeitura para abertura de empresas; facilitou o impulsionamento empreendedor e de empregabilidade. "Além da ótima localização de Mogi, próxima a rodovias importantes e ao Aeroporto Internacional de Guarulho, a cidade é dinâmica o suficiente para atrair investidores, o que gera expectativas positivas", avaliou.
Para participar
Há hoje 25 mil mogianos cadastrados no Emprega Mogi, em diversas áreas. "Essa credibilidade fez com que o mercado atacadista Assaí contratasse os 300 funcionários pelo Emprega Mogi. A Cristaleria Vitasa também contratou todos os funcionários por meio do programa, entre outras", revelou.
Para se cadastrar no programa, basta comparecer a uma das unidades do Emprega Mogi, nos terminais Central e Estudantes e no CIC Jundiapeba, com Carteira de Trabalho, documentos pessoais e currículo. Feito o cadastro, caso já tenha vaga de emprego dentro do perfil, a pessoa é direcionada para entrevista na empresa. Caso não tenha vagas no momento, a equipe do Emprega Mogi entra em contato assim que a oportunidade surgir.
*Texto supervisionado pelo editor.