A Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Lei Mogi Mais Viva - que regulamenta a maneira legal de se utilizar publicidade nas ruas e lojas - apresentará hoje ao prefeito Marcus Melo (PSDB) uma proposta de ação pontual que sugere permitir a divulgação de promoções de produtos e adesivos de patrocinadores nas vitrines do comércio da cidade, o que atualmente sofre algumas restrições pela lei, vigente desde 2009 em Mogi das Cruzes. A ação está sendo reivindicada pelo comércio local para fortalecer as vendas nas festas de fim de ano - já que o Natal é uma das datas mais importantes para os lojistas - e também para facilitar a visualização das promoções por parte dos clientes. Reuniões entre o Sincomércio e a CEV apontaram a necessidade de ações em prol do comércio, considerando reclamações e sugestões de lojistas que trabalham na região central. A expectativa é de que a Prefeitura de Mogi das Cruzes aprove as medidas até o final dessa semana, permitindo que o setor se organize e possa divulgar promoções de fim de ano em suas vitrines.
O encontro com o prefeito acontece hoje e, junto da proposta, será apresentado um relatório preliminar, com o levantamento dos resultados da aplicação da lei.
Para o Presidente do Sincomércio, Valterli Martinez, além de mudanças na lei no que diz respeito a fachadas de comércios e outdoors, a questão da liberação para propagandas nas vitrines é caráter de urgência. "É muito importante para o comerciante poder divulgar as liquidações e promoções, o que é dificultado pela Lei Mogi Mais Viva".
Ações culturais
Outra ação para promover as vendas acontecerá amanhã. Mogi receberá atrações culturais, com a realização do Sincomércio e apoio do Serviço Social do Comércio (SESC), da prefeitura, Secretaria de Cultura e da Câmara Dirigente de Lojista de Mogi. A intervenção inclui bandas e artistas circenses que irão circular pelos comércios do centro da cidade, com o intuito de aumentar o fluxo de clientes e gerar mais vendas.
As atrações estarão entre o calçadão das ruas Paulo Frontim e a rua Doutor Deodato Wertheimer, no centro, a partir das 18 horas. A população poderá prestigiar o Grupo Ôncalo, que apresenta um repertório variado da música brasileira, como os sucessos de Tim Maia e Jorge Ben. Além disso, será realizado um cortejo pela Companhia Suno, o qual uma banda de palhaços apresentam habilidades como o malabarismo, equilibrismo, acrobacias e mágica.
*texto supervisionado pelo editor