Prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reúnem na terça-feira para a eleição da Diretoria do Conselho de Prefeitos e dos membros do Conselho Fiscal - Exercício de 2019. A eleição será no período da manhã, na sede do Condemat. As candidaturas à presidência do Conselho de Prefeitos e do Conselho Fiscal deverão ser apresentadas na abertura da assembleia, a qual definirá também os cargos de vice-presidente, 1º secretário, 1º tesoureiro e 2º tesoureiro. O mandato é de um ano, com possibilidade de reeleição.
O atual presidente é o prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi (PR), no cargo desde o dia 2 de janeiro deste ano, quando sucedeu o prefeito de Guararema, Adriano Leite (PR) (mandato 2017). O vice-presidente da gestão 2018 é o prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB). "Existe um consenso dos prefeitos de trabalhar de forma integrada, como o entendimento de que quando uma cidade vai bem, a região ganha e o que todos queremos é o desenvolvimento do Alto Tietê e a melhoria da qualidade de vida para a população", ressalta o presidente do Condemat. "Tenho a certeza de que a eleição do dia 18 será tranquila e com o interesse do Alto Tietê acima de qualquer disputa", acrescentou Ashiuchi.
O Condemat foi criado em 2010 e, no final de 2017, passou a ser um consórcio executivo. A mudança jurídica permitiu avanços importantes, das quais se destacam a contratação dos serviços da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e também de duas Residências Terapêuticas (RTs) destinadas a pacientes psiquiátricos que viveram décadas internados em hospitais.
O Condemat também desenvolveu e lançou a primeira edição do Caderno Econômico do Alto Tietê, que visa auxiliar na atração de investimentos e promoveu os primeiros campeonatos e festivais esportivos de futsal, futebol, atletismo e basquete. Além disso, foram realizados eventos regionais nas áreas de infraestrutura, meio ambiente, planejamento, políticas públicas para as mulheres e solidariedade.
Instalado em Mogi das Cruzes, o consórcio é formado pelo Conselho de Prefeitos e Conselho Fiscal. A sua estrutura contempla o funcionamento de 17 Câmaras Técnicas nas principais áreas das gestões municipais e grupos de trabalhos para temas específicos.