Compartilhe
Prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reúnem na terça-feira para a eleição da Diretoria do Conselho de Prefeitos e dos membros do Conselho Fiscal - Exercício de 2019. A eleição será no período da manhã, na sede do Condemat. As candidaturas à presidência do Conselho de Prefeitos e do Conselho Fiscal deverão ser apresentadas na abertura da assembleia, a qual definirá também os cargos de vice-presidente, 1º secretário, 1º tesoureiro e 2º tesoureiro. O mandato é de um ano, com possibilidade de reeleição.
O atual presidente é o prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi (PR), no cargo desde o dia 2 de janeiro deste ano, quando sucedeu o prefeito de Guararema, Adriano Leite (PR) (mandato 2017). O vice-presidente da gestão 2018 é o prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB). "Existe um consenso dos prefeitos de trabalhar de forma integrada, como o entendimento de que quando uma cidade vai bem, a região ganha e o que todos queremos é o desenvolvimento do Alto Tietê e a melhoria da qualidade de vida para a população", ressalta o presidente do Condemat. "Tenho a certeza de que a eleição do dia 18 será tranquila e com o interesse do Alto Tietê acima de qualquer disputa", acrescentou Ashiuchi.
O Condemat foi criado em 2010 e, no final de 2017, passou a ser um consórcio executivo. A mudança jurídica permitiu avanços importantes, das quais se destacam a contratação dos serviços da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e também de duas Residências Terapêuticas (RTs) destinadas a pacientes psiquiátricos que viveram décadas internados em hospitais.
O Condemat também desenvolveu e lançou a primeira edição do Caderno Econômico do Alto Tietê, que visa auxiliar na atração de investimentos e promoveu os primeiros campeonatos e festivais esportivos de futsal, futebol, atletismo e basquete. Além disso, foram realizados eventos regionais nas áreas de infraestrutura, meio ambiente, planejamento, políticas públicas para as mulheres e solidariedade.
Instalado em Mogi das Cruzes, o consórcio é formado pelo Conselho de Prefeitos e Conselho Fiscal. A sua estrutura contempla o funcionamento de 17 Câmaras Técnicas nas principais áreas das gestões municipais e grupos de trabalhos para temas específicos.
Cidades
Inscrições para 1ª Copa de Embaixadinhas da Feira Noturna de Braz Cubas se encerra nesta quarta
Cultura
Prefeitura de Guararema abre inscrições para novas edições do City Tour para moradores
Cidades
SP reforça orientação sobre vacina contra febre amarela após novo caso no Vale do Paraíba
Cidades
Prefeito de Itaquá investe mais de R$ 19 milhões em tecnologia e acessibilidade
Esportes
Futsal de Poá conquista título e dois vice-campeonatos na Copa Vila Santista