O programa Mogilínguas, que oferece cursos de inglês, espanhol e francês gratuitamente e de forma on-line aos moradores de Mogi das Cruzes, atende alunos de 16 a 78 anos. De acordo com a chefe de divisão de programas educacionais, Serly Garcia Silva, neste ano, mais de 20 mil pessoas foram inscritas na atividade. Apesar de ser um curso para ser realizado em plataformas digitais, aulas presenciais ocorrem às quartas-feiras, sendo uma oportunidade para complementar os estudos realizados no portal.  O Grupo Mogi News esteve no Cemforpe para acompanhar as ações.
De acordo com a Secretaria de Educação de Mogi, até outubro deste ano, o maior público atendido está na faixa dos 16 aos 38 anos, mas também possuem inscritos com até 78 anos. Dentre o total de estudantes, 73% são matriculados em inglês, 15,7% optaram pelo espanhol e 11,3% fazem francês.
Apesar da diferença de idade dos alunos, Serly explica que o teste de aprendizagem é medido pelos níveis dos módulos. "Ao acessar a plataforma, os estudantes fazem um teste de proficiência no idioma, e, por meio dele, são encaminhados ao grupo adequado ao seu conhecimento. Os inscritos se dividem em níveis e não em faixa-etária. Na medida em que as atividades são desenvolvidas na plataforma, os módulos avançam".
Sobre os módulos, a chefe de divisão disse que há mais de cinco etapas e que podem ser estudadas presencialmente uma vez por semana. "Nós temos módulos até o C3, como chamamos, mas são mais de cinco etapas. A cada atividade, o aluno passa para outra e elas podem ser realizadas às quartas-feiras em nosso polo. Em média, atendemos, semanalmente, 30 alunos", complementou.
A ação foi inserida na cidade em fevereiro e é uma parceria entre a Prefeitura e a empresa belga Altissia International. "Uma medida como essa faz a diferença no município porque possibilita à comunidade a oportunidade de realizar cursos de qualidade e a custo zero. Também melhora o desenvolvimento, principalmente, em relação ao turismo e comércio", concluiu Serly. Interessados podem ser inscrever pelo site www.mogilinguas.com.br.
*Texto supervisionado pelo editor.