A Secretaria do Verde e Meio Ambiente está realizando desde quinta-feira o replantio de árvores em Cezar de Souza. São 38 ipês amarelos no canteiro central da avenida João XXIII, 12 ipês brancos na rua José Lemos e outros 15 ipês brancos na rua Antônio Pinto Guedes. A ação integra o Programa Mogi Verde, que aumentará a cobertura verde da cidade com 50 mil novas árvores até 2020. Até agora, cerca de 25 mil mudas já forma plantadas.
O programa foi uma das ações responsáveis pela certificação de Mogi das Cruzes no Programa Município Verde Azul, ocorrida na quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Das 69 cidades certificadas, Mogi ficou na 59ª posição e levou o prêmio inédito.
Outras ações que contribuíram para a conquista da certificação foram o avanço no tratamento de esgoto, o reconhecimento da Serra do Itapeti como Área de Proteção Ambiental (APA) e o avanço do Programa Recicla Mogi, que elevou seus índices de 0,5% (2012) para 5% (2018), com previsão de chegar a 20% até 2020. Todos os bairros contam com coleta seletiva três vezes por semana.
O diretor da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia, acompanha o plantio das árvores em Cezar de Souza e destaca a importãncia do trabalho. "A cidade possui uma boa cobertura verde e estamos ampliando-a. As árvores desempenham um papel muito importante nas cidades, oferecendo sombra e conforto térmico em dias quentes como os atuais, além de contribuírem para a melhoria da qualidade do ar", observou.