A eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itaquaquecetuba para o biênio 2018-2020 será realizada nesta sexta-feira, no período das 9 às 15 horas, na sede da Secretaria de Cultura, que fica localizada na avenida Vereador João Fernandes da Silva, 53, na Vila Virgínia.
Após o período de inscrições, que foi encerrado no dia 7 de dezembro, se inscreveram e estão aptos a concorrer ao pleito sete candidatos e seus suplentes, representando suas entidades. 
Compete ao CMDCA formular a política municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente definindo prioridades e controlando as ações de execução, tais como deliberar sobre a conveniência e oportunidade da implementação de programas e serviços, gerir juntamente com o poder Executivo o fundo municipal, dentre outras tarefas.
De acordo com o edital de eleição, o Conselho é uma instância deliberativa do sistema descentralizado e participativo da Assistência Social e tem caráter permanente, ou seja, deverá ser composto por 14 membros, e seus respectivos suplentes, de acordo com a paridade e proporcionalidade entre o Poder Público (representantes indicados) e os segmentos da Sociedade Civil (que serão eleitos).
Para votar, o munícipe deverá apresentar um documento oficial com foto e o título de eleitor. Terminada a votação, a partir das 15h40, será aberta a urna e iniciada a apuração, pela comissão eleitoral, sob a supervisão do presidente do CMDCA, Marcos Ferreira da Silva.
Após a apuração, a comissão preencherá o boletim de apuração com o resultado do pleito, para então, divulgar aqueles que passarão a assumir o órgão.