Os municípios da região estão se mobilizado para a prevenção de desastres naturais relacionados às chuvas fortes, comuns nessa época do ano. Ações nas cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano, visam o monitoramento de locais de risco, limpeza de bueiros e resgate em casos de urgência e emergência, como deslizamentos ou inundações, por exemplo.
Em Suzano, a Defesa Civil realizou treinamentos durante todo o ano, preparando equipes que serão acionadas em caso de desastres naturais, e mantém o monitoramento constante de áreas de risco. Em Itaquá, a Defesa Civil anunciou oficialmente a Operação Verão, que foi iniciada no dia 1º de dezembro, e foi apresentado também um Plano Municipal de Contingência. O plano dá instruções de ações de resposta em casos de desastres como vendavais, tempestades, inundações e deslizamentos na cidade.
A Prefeitura de Poá também promove a Operação Verão. E além do monitoramento de 19 áreas de risco e alto risco, realizado pela Defesa Civil, o município também conta com o apoio das secretarias de Serviços Urbanos e de Segurança Urbana, que fazem um trabalho de limpeza de bueiros e fiscalização das áreas de risco. Os serviços são prestados durante todo o ano, mas são intensificados nessa época.
Na cidade de Arujá, trabalhos preventivos, como limpeza de valas e bueiros, são reforçados no mês de dezembro em decorrência das chuvas, mas a prefeitura informou que não há áreas de risco ocupadas no município.
Em Mogi, a Operação Verão é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e tem como prioridade o monitoramento climático do município e o atendimento a emergências e urgências ocasionadas pelas fortes chuvas.
Já em Ferraz, as ações preventivas ocorrem desde outubro e envolvem todas as secretarias municipais. A operação da cidade conta com aproximadamente 40 pessoas, divididas em quatro equipes. Além do Corpo de Bombeiros que se mantém em alerta, o grupo é formado por integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço de Atendimento Médico e Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal Ambiental (GCMA) e funcionários de pastas como a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
* Texto supervisionado pelo editor.