Mogi das Cruzes acaba de receber o primeiro Selo da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social realizada em parceria com os Ministérios da Saúde e Direitos Humanos. A certificação aconteceu em Brasília e é resultado de uma capacitação para que as cidades possam avançar ainda mais no cuidado e atenção aos idosos.
O programa tem como objetivo levar qualidade de vida às pessoas da terceira idade e promover o envelhecimento saudável e ativo dessa população, trabalhos já realizados com sucesso em Mogi das Cruzes. "O selo que acabamos de receber é uma certificação inicial, mas que reflete uma série de ações, programas e esforços contínuos promovidos em nossa cidade em prol dos idosos. E vamos avançar ainda mais", afirmou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
O Selo de Adesão de Mogi das Cruzes foi conquistado durante o Seminário Nacional Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, que aconteceu em Brasília, entre os dias 26 a 28 de novembro. Outras etapas serão promovidas, entre elas a elaboração de um Plano Municipal do Idoso.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Mogi vem ampliando as opções de atendimento público voltadas para o envelhecimento saudável, de forma integral e irrestrita, acompanhando o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e investindo no futuro dos cidadãos.
A administração oferece gratuitamente três serviços especializados e multidisciplinares com atenção exclusiva para idosos: o Pró-Hiper, no Mogilar, a Academia da Unica, em Jundiapeba, e a UnicaFisio, em Braz Cubas. As unidades desenvolvem atividades focadas em promover a saúde física e mental, o bem-estar geral e a integração social de quem têm mais de 60 anos. Juntas, atendem mais de 2,5 mil pessoas por mês. Há, ainda, 77 Academias da Terceira Idade (ATIs) espalhadas em diversos bairros.