Mais de duas mil pessoas acompanharam na sexta-feira passada a Cantata de Natal Pequenos da Educação, promovida pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes no Ginásio Professor Hugo Ramos, no Mogilar. O público se emocionou com um espetáculo de música e dança, que envolveu 1.084 alunos dos projetos Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido em 16 escolas municipais, e a Arte do Balé, da Escola Municipal Professora Heliana Mafra Machado de Castro, na Vila Cléo.
Uma das pequenas artistas foi a flautista Maria Eduarda da Guia Rafael, que aos 13 anos já toca o instrumento em três bandas, incluindo a Banda Escolar da Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, onde começou seus estudos. "Há quatro anos ela começou a aprender flauta transversal na escola. Hoje, toca em três bandas, sendo uma fora da cidade. Ela começou a se interessar por música no projeto e hoje também toca sax e clarinete por hobbie. Ela descobriu uma vocação para a vida", disse a mãe, Fabíola Natália da Guia.
A flautista foi acompanhada por mais alunos das bandas-escolas de 16 unidades, corais e a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, sob a regência do maestro Lelis Gerson. "Mogi é considerada a Mogi da Música e esta apresentação faz com que toda cidade possa conhecer nosso projeto, que atende 11 mil alunos da cidade. É um orgulho participar de uma apresentação como esta", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB), que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.
A noite começou com um animado "Jingle Bells", tocado pela Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes. A canção "O Natal", interpretada pela cantora mirim Gaby Novais, que também é aluna da rede municipal na EM Professor Dermeval Arouca, no Jardim Ivete, acompanhada pelos jovens bailarinos da Arte do Balé arrancou aplausos do público. Com apenas um ano de balé, a pequena Emilly Camilla Silva Teixeira, 10 anos, emocionou a família. "Estou muito feliz, foi maravilhoso. Faz apenas um ano que ela está no projeto", disse Ana Maria da Silva, mãe da aluna da escola municipal da Vila Cléo.
Um show de luzes e dança emocionava o público a cada música do espetáculo, que também contou com a participação dos cantores Leandro Salim e Hulda Soares. O coral formado por mais de 200 alunos também encantou a todos. O aluno da Escola Municipal Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico, David William de Oliveira Benedito, 10 anos, disse que estava vivendo um sonho. "Faço parte do coral da igreja desde pequeno. O coral da escola é muito bom para estar com os colegas e interagir. Fiquei muito feliz em participar da cantata, fazer parte do coral é um sonho e quero seguir carreira na música", disse.