O plenário do Palácio Deputado José de Souza Candido, em Suzano, recebe amanhã mais uma edição da tradicional premiação Profissionais do Ano, promovida pela Câmara. A partir das 19 horas, terá início a sessão solene para entrega do Título de Honra ao Mérito aos 33 homenageados desta edição. O plenário está localizado na rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista.
A premiação foi instituída em Suzano há 25 anos, por meio da Resolução 007/1993. O título é conferido a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à cidade em seu ramo de atividade. Os nomes são definidos pelas entidades ou associações a que pertencem, por indicação ou eleição direta entre seus membros, sem interferência do Legislativo.
Na noite de amanhã, serão homenageadas pessoas que se destacaram nos mais diversos segmentos, como Educação, Esportes, Justiça, Saúde, Indústria e Comércio. Veja a lista completa no quadro abaixo. Entre os destaques, o ator Walmir Pinto, que é ex-vereador e atual vice-prefeito da cidade. Ele será premiado como "Artista do Ano".
O vice-prefeito tem 57 anos e é formado em Jornalismo pela Universidade Braz Cubas (UBC), em Artes Cênicas pela Escola Proscênio de Teatro e em Gestão Pública de Cultura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi professor de teatro, atuou em novelas e foi comerciante. Entre 2005 e 2012, foi secretário de Cultura, sendo o primeiro artista a comandar a pasta na história de Suzano.
Este ano foi bastante produtivo para o ator. Walmir fez participações no filme "Marighella", dirigido por Wagner Moura, e na minissérie "Treze Dias Longe do Sol" (Globo). Também estrelou o curta-metragem "O Cão É Suave", dirigido pelo suzanense Douglas Cordeiro, e dirigiu o espetáculo teatral "O Bagulho É Louco". "É sempre bom ser lembrado pelo trabalho que a gente exerce. Como tenho o lado político, o lado artístico muitas vezes acaba sendo pouco divulgado", disse.
Entre os profissionais da Justiça, Juliana de Sousa Gonçalves Romera foi escolhida como "Advogada do Ano". Ela é formada em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e pós-graduada em Direito Tributário pela LFG. Especializou-se em Direito de Família. É presidente da Comissão do Idoso e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados (OAB) de Suzano. 
Outro homenageado é Wagner Winkler de Oliveira, como "Servidor Judiciário do Ano". Ele é suzanense e tem 38 anos. Graduado em Direito pela Universidade Braz Cubas (UBC), especializou-se em Processo Civil pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Atua como assistente judiciário no Tribunal de Justiça desde 2010. É casado com Márcia Ribeiro Chaves Winkler.