Um grupo de mais de 200 ciclistas de Mogi das Cruzes se reúne quatro vezes por semana na cidade para pedalar e, além de passeios e viagens, promove e participa de ações sociais. Neste ano, o Família de Ciclistas está participando do Natal Solidário, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi para arrecadação de brinquedos. Em novembro,  acompanhou o 1º Pedale por uma Causa, evento que trouxe visibilidade para o Grupo Alto Tiête de Esclerose Múltipla (Gatem), projeto que auxilia portadores da doença.
Ubirajara Nunes, diretor e fundador do grupo, conta que a ideia de reunir ciclistas surgiu em março de 2015, formado pela necessidade de organizar os participantes. Os primeiros passeios aconteciam apenas entre o próprio Ubirajara, seu filho e a esposa, que pedalavam em Mogi das Cruzes. "A princípio, havia em média dez pessoas, mas os amigos chamaram outros amigos, que passaram a levar a família e o grupo cresceu. Hoje, são 260 integrantes", recordou.
Com a chegada dos novos ciclistas e a organização do grupo, hoje são realizados passeios simples pela cidade, percursos mais longos pela região e até mesmo cicloviagens, como o trajeto até Aparecida do Norte. Nos últimos quatro meses, o grupo totalizou 1.713 quilômetros em 55 circuitos, entre pedaladas semanais e viagens.
Outro atrativo é o pedal piquenique, que acontece aos domingos, com trajeto de Sabaúna até a Vila Luís Carlos, em Guararema. O foco é a interação com as crianças. Para Nunes, é uma forma de incentivar um contato maior dos jovens com o ciclismo e formas de diversão que não envolvam apenas aparelhos eletrônicos. "A gente planta a sensação na garotada de diversão sem estar conectado", disse.
Não há limite de idade para participar do grupo, porém, há um acompanhamento dos organizadores para a avaliação do condicionamento de cada um. Eles também contam com uma parceria com o Corpo de Bombeiros, que fornece treinamento de primeiros socorros para o grupo.
Para mais informações, as datas e horários dos encontros são divulgados em uma agenda no Facebook do grupo, pelo endereço facebook.com.br/FamiliadeCiclistas.
* Texto supervisionado pelo editor.