Mogi terá a Semana Municipal de Prevenção de Quedas. O projeto do vereador Sadao Sakai (PR), que cria o evento, foi aprovado ontem pela câmara. O objetivo da proposta é conscientizar as pessoas sobre a importância de criar mecanismos para evitar que idosos sofram acidentes dentro das residências. Ainda durante a sessão, o vereador Diego Martins (MDB) cobrou que a prefeitura realize a manutenção dos semáforos sonoros com botoeiras na cidade.
Sakai justificou que a população está cada dia mais idosa e que é necessário adotar medidas preventivas para que ela não sofra acidentes. "As casas com pessoas da terceira idade não colocam à disposição alguns equipamentos que poderiam facilitar bastante a locomoção dentro de casa, como uma barra de apoio no banheiro. Notamos que muitos idosos ficam sozinhos. O objetivo do projeto é levar informações. Um equipamento pode prevenir uma queda grave com fratura de um fêmur, por exemplo, o que torna difícil voltar à normalidade", acrescentou o parlamentar.
A semana será realizada anualmente na segunda quinzena de junho. A ideia é que no período sejam realizados eventos de conscientização, como cursos de capacitação para servidores públicos e funcionários de organizações sociais, palestras e seminários.
Em relação à manutenção dos semáforos sonoros, Martins informou que na próxima semana visitará, juntamente com o secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, os 20 pontos da cidade que contam com o equipamento para verificar a situação dos mesmos. (L.N.)