As luzes de Natal, que deixam a cidade no clima de fim de ano, começaram a serem colocadas na região central da cidade de Mogi das Cruzes. A Secretaria de Obras informou que a previsão de término para a colocação da iluminação de Natal é até segunda-feira. Alguns dos locais que recebem as lâmpadas são o Centro Cultural, a praça Coronel Almeida e a igreja Matriz. O investimento é de cerca de R$ 150 mil. 
O custeio das instalações das luzes natalinas faz parte das ações do Programa "Ilumina Mogi", que proporciona manutenção e melhoria do sistema de iluminação pública no município. A cobrança foi feita por meio das contas de energia arrecadadas no meses de abril, maio e junho deste ano - total de
R$ 3.531.545,35. Por meio do programa, Mogi possui 43 mil lâmpadas comuns. Já o número de lâmpadas que serão instaladas para a decoração de Natal, de acordo com a secretaria, não há um valor exato para divulgação, mas elas devem ser distribuídas na praça Coronel Almeida, mais conhecida como Praça da Matriz, na Catedral de Sant'Anna (igreja da Matriz), Centro Cultural de Mogi (rua Paulo Frontin), Largo do Rosário e no prédio da prefeitura, no Centro Cívico.
Na Praça da Matriz serão instaladas árvores de Natal, iluminação de árvores com holofotes verdes e snow led (luzes com efeito de neve) e instalações de arranjos natalinos nos postes ornamentais. Na fachada da igreja da Matriz a iluminação será na cor azul e haverá também instalação de anjos natalinos. Já na entrada do templo serão aplicados arcos com cascata em led na cor branca. No Centro Cultural a decoração será de luzes led em cascata branca em toda platibanda (mureta construída na parte mais alta das paredes externas) do prédio. E, para finalizar, a rua Paulo Frontin e o largo do Rosário receberão a instalação de arranjos natalinos nos postes ornamentais.
Já no prédio da prefeitura, será instalado um letreiro luminoso escrito "Feliz Natal" e "Boas Festas" na fachada; haverá também a instalação de árvores de led na entrada, instalação de arranjos natalinos nos postes ornamentais, iluminação de árvores e palmeiras com holofotes verdes e mangueira led na cor amarela nos troncos.
O órgão público ressaltou que a decoração natalina deve atrair moradores de outras cidades, mas não há uma estimativa de quantas pessoas devem prestigiar as luzes de Natal. A prefeitura ainda informou que a programação cultural de fim de ano ainda está sendo definida pela Secretaria de Cultura. 
*Texto supervisionado pelo editor