A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia amanhã a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2018, com o tema Bem-estar/ Estar bem. Como nos anos anteriores, a ênfase será a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores. A abertura será às 8h30, no auditório da prefeitura. Na sequência, às 9 horas, a palestra "Dores musculares e articulares sob a ótica das 5 leis biológicas", com a fisioterapeuta Roberta Fioravante. E às 10 horas, a palestra "A base de tudo" será ministrada pela empresa Ergonomos. A programação segue até o dia 23.
Treinamentos de segurança são feitos periodicamente ao longo do ano. Durante a Sipat, especificamente, o foco será o bem-estar dos servidores, estimulando-os a participar mais ativamente do dia a dia da prefeitura de uma forma positiva. Organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Sipat tem como objetivo debater assuntos ligados à segurança e à qualidade de vida no trabalho, por meio de ações de conscientização.
A Cipa da prefeitura é formada por 26 membros, sendo 13 eleitos e 13 indicados pela administração municipal. A comissão, instituída pela Lei Municipal nº 6.270, de 16 de junho de 2009, tem como atribuições identificar os riscos do processo de trabalho; elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.
A Cipa realiza trabalhos de conscientização, como palestras e ações práticas sobre o uso do equipamento de proteção individual (EPI), bem como orientação para as secretarias quanto à segurança e proteção no trabalho.