Compartilhe
Os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) tiveram acesso ontem à minuta do projeto de lei do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana. A apresentação da proposta foi feita pela direção da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa). Durante a reunião, o presidente do Condemat, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), reforçou o pedido para a implantação da alça de acesso do Rodoanel na rodovia SP-66, em Suzano. Ele afirmou que o grupo trabalhará com os deputados estaduais eleitos para agilizar a votação do documento.
Na última semana do mês, a minuta do projeto de lei do PDUI será submetida ao Comitê Executivo, a Comissão Técnica e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. A proposta levou três anos para ser elaborada e contempla os 39 municípios da região. O objetivo do PDUI é oferecer diretrizes para o desenvolvimento regional. Uma das funções é proporcionar norte para os planos diretores municipais. Ao longo do trabalho, foram recebidas 313 propostas e 845 contribuições, além da realização de 41 audiências públicas.
De acordo com a Emplasa, o principal destaque para o trabalho é a questão do ordenamento territorial. Para Ashiuchi, o Condemat, que representa 11 municípios, teve um papel importante na construção do plano. "Apesar de não ser uma obra física, é um legado importante. É a conclusão de um plano de voo para que no futuro, as cidades possam adequar o seu plano diretor dentro das normas do PDUI para que haja um planejamento que vá para rua e ocorra", destacou.
O presidente ressaltou que o plano é complexo, pois levou em consideração as particularidades das cidades que compõe a Região Metropolitana. Ashiuchi afirmou que vai pedir o apoio dos deputados estaduais eleitos para que o projeto possa ser aprovado com rapidez na Assembleia Legislativa. "Não é um plano político, mas técnico. Em janeiro faremos uma reunião com todos os deputados estaduais e federais eleitos da nossa região. Vamos solicitar um apoio efetivo dos deputados estaduais do Alto Tietê para aprovação do PDIU, que teve uma participação importante dos nossos técnicos", acrescentou.
Sobre a alça de acesso do Rodoanel, o presidente argumentou que a implantação da estrutura na altura da rodovia SP-66 vai beneficiar mais municípios. "Não queremos que a alça de acesso saía da estrada dos Fernandes, mas que ela seja a segunda estrutura. Até pelo plano original da própria SPMar, que é o consórcio responsável pela construção, seria na SP-66. O custo é menor, tem a documentação aprovada, falta a ordem de serviço por parte da Artesp. Ela vai ajudar além de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba", explicou.
Futuro
Ashiuchi pretende fazer uma reunião com o governador eleito João Doria (PSDB). De acordo com o prefeito, passada as eleições é preciso apoiar o governo e trabalhar em benefício do estado. Um dos assuntos que devem ser discutidos com o empresário é o pedido para que o Hospital das Clínicas de Suzano seja portas abertas.
Esportes
Itaquá recebe 4ª etapa do Circuito de Xadrez do Alto Tietê neste sábado (20)
Cultura
Prefeitura de Guararema abre inscrições para novas edições do City Tour para moradores
Cidades
Prefeitura de Suzano apresenta proposta de LDO 2027 no valor de R$ 1,78 bilhão
Cidades
Arujá inaugura 2º ParCão em duas semanas, ampliando espaços de lazer para pets
Cidades
Prefeito de Itaquá investe mais de R$ 19 milhões em tecnologia e acessibilidade