Foi realizado ontem, no plenário da Câmara de Poá, o 1º Seminário de Oncologia do Alto Tietê, tendo como tema a importância do trabalho multidisciplinar no atendimento de oncologia. Estiveram presentes no evento, o secretário de Saúde e da Mulher, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, a coordenadora do Departamento de Apoio à Mulher, Jeruza Reis, o vereador Mario de Oliveira (PRP), o Marinho do Jornal, além de representantes da sociedade civil, profissionais da Saúde e munícipes.
A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e da Mulher, por meio do Departamento de Apoio à Mulher e encerra a programação do Outubro Rosa no município.
Os palestrantes convidados fazem parte da equipe da Secretaria da Saúde e da Mulher de Poá, do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, do Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan) de Mogi das Cruzes, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (Gapc). Além das palestras informativas, houve apresentações de dança, yoga e depoimentos de pacientes em tratamento oncológico.
Para o vice-prefeito e secretário de Saúde e da Mulher, Marquinhos Indaiá, o trabalho de prevenção é um ato de cuidado com o próximo. "Creio que essa seja uma responsabilidade de todos. Conhecimento deve ser dividido com a maior quantidade de pessoas possíveis. A prevenção sempre será o objetivo principal", disse.
De acordo com Jeruza, este ano a cidade focou suas ações em atividades preventivas. "Optamos por fazer um mês voltado à informação e exames, que de fato podem contribuir mais para a saúde das nossas poaenses", resumiu.