A Defesa Civil de Itaquaquecetuba colocou em prática no início da semana a Operação "Lenha Seca", que visa identificar as árvores com risco iminente de queda à beira das principais vias da cidade. A primeira ação ocorreu na avenida Vereador Almiro Dias de Oliveira, onde os agentes verificaram as condições dos troncos e das estruturas das raízes e galhos das árvores e, dessa forma, definindo pela poda ou extração.
Foram encontrados pelos especialistas troncos queimados e comprometidos pela ação de insetos e outras pragas, além de árvores mortas, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Anderson dos Santos Silva.
"Estamos verificando as árvores que possam trazer algum risco aos motoristas e aos pedestres. Este é um trabalho preventivo que vamos intensificar em todo município a pedido do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB)", comentou Silva.
Ao todo já foram retiradas 17 árvores em condições de risco na avenida Vereador Almiro Dias e nas estradas do Pinheirinho, dos Índios e Campo Limpo e a ação segue constante no município. A população pode colaborar acionando a Defesa Civil pelo 199 e informar ocorrências com árvores. Os agentes vão até o local e fazem a análise necessária.