Mais de 3,7 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e particular de Mogi das Cruzes participam hoje da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes e a Diretoria de Ensino - Região Mogi das Cruzes. O evento será no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, no Mogilar. O grupo foi dividido em dois períodos: às 9h30, estarão presentes 1.775 alunos e, às 14h30, serão 1.964 estudantes.
A formatura que estava sendo realizada diretamente nas escolas em que o programa é realizado, está retomando seu formato original com a participação dos alunos de todas as unidades escolares, que receberam o programa neste ano. "Trabalhamos de uma maneira integrada com a Polícia Militar. O Proerd tem um papel importante na formação das nossas crianças, oferecendo orientação contra o uso de drogas e a prevenção à violência", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB).
O Proerd está presente em mais de 40 países, completará 20 anos de atividade em Mogi das Cruzes no próximo ano. "Esta é uma ação conjunta entre os instrutores do Proerd - policiais militares devidamente capacitados, comunidade, estudantes, pais e educadores no sentido de que os alunos reconheçam as pressões e as influências cotidianas, evitando, desta forma, o uso de drogas e reduzindo a violência entre as crianças", destacou o tenente-coronel Ary Kamiyama, comandante do 17º BPM/M.
Neste ano, o programa foi aplicado em 43 escolas atendendo 3.739 alunos. Na formatura, eles assumem um compromisso perante pais, autoridades, familiares e amigos: ficar longe das drogas e da prática de violência. A solenidade contará com a presença do cantor João Vitor Mafra, que participou do The Voice Kids, da Rede Globo.