O Dia da Consciência Negra é oficialmente celebrado em 20 de novembro, mas em Mogi das Cruzes a programação em homenagem às manifestações culturais de matrizes afro já começam hoje, com a abertura do 6º Festival de Culturas Negras.
O festival se estende até o dia 1º de dezembro e reunirá em 18 dias um total de 20 ações, entre exibição de filmes, debates literários, ciclos de estudo, apresentações de dança, teatro, cultura popular, show musicais, roda de capoeira, concurso de beleza e também o 1º Congresso de Cultura Afro Brasileira do Alto Tietê.
A programação tem início hoje, com a exibição do filme Nzinga, às 20 horas, no Centro Cultural, seguida por debate. Como todas as ações do festival, a participação do público interessado é totalmente gratuita.
Amanhã, feriado da Proclamação da República, será feita uma homenagem ao Dia Nacional da Umbanda, com um cortejo que se concentrará a partir das 8 horas no Largo Bom Jesus e depois, a partir das 10 horas, seguirá rumo ao Largo do Rosário.
Já nesta sexta-feira, haverá exibição do filme Favela Gay, mais roda de conversa e intervenção artística no Centro Cultural, a partir das 20 horas. O Fórum Mogiano LGBT é o organizador desta ação, que tem com o intuito incitar o debate sobre temas abordados na obra de Cacá Diegues e Rodrigo Felha, como preconceito, homofobia e aceitação junto à família e à sociedade.
No sábado, a partir das 13h30, haverá um encontro para jovens, que visa discutir consciência negra. A reunião faz parte do programa Contexto Jovem, cuja meta é levar aos jovens vivências que vão além da educação formal, contribuindo para a formação cívica, moral e de valores.
Já no domingo, acontecerá a apresentação da Big Band da Orquestra Jovem Tom Jobim com Ted Nash, a partir das 19 horas, no Theatro Vasques. Os interessados em acompanhar a apresentação devem fazer a doação de leite, que será direcionado à entidades e lideranças sociais do município, com intermédio do Fundo Social de Solidariedade. As trocas devem ser feitas pessoalmente no Centro Cultural de Mogi das Cruzes e cada litro doado dará direito a um ingresso.