O programa Mogilínguas, que oferece cursos de Inglês, Espanhol e Francês de forma gratuita e on-line aos moradores de Mogi das Cruzes, está com 23.219 inscritos até o momento. A grande maioria dos alunos realiza curso de Inglês, segundo informou a secretária de Educação, Juliana Guedes. 'É o idioma mais requisitado no mercado de trabalho e o que o brasileiro tem mais acesso. Certamente por isso o número de inscritos é maior", pontuou Juliana.
No último levantamento feito pelo Mogi News, em junho, a adesão era de 20 mil inscritos. A ação foi lançada em fevereiro deste ano. Esta é uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a empresa belga Altissia International.
Atualmente, uma das mudanças planejadas é a idade mínima do estudante, segundo explicou a secretária Juliana. "Para as pessoas realizarem o curso basta ser maior que 16 anos e ser moradora de Mogi das Cruzes, mas estamos querendo mudar essa idade mínima para 13 anos. Creio que essa adequação será feita nos próximos dias", ressaltou.
O projeto tem capacidade para atender 300 mil pessoas. Além do estudo virtual, a ideia é também aproximar e aprimorar a experiência dos participantes por meio de encontros e vivências. De acordo com Juliana, Inglês é o curso mais procurado. "Dentre os 23 mil estudantes, 73% são matriculado em nesse idioma. Já 15,7% optaram pelo Espanhol e 11,3% o Francês", detalhou.
Uma "Ação de Férias" também está sendo programada para janeiro do ano que vem. "Nesta atividade promoveremos encontros com os alunos nos parques da cidade, entre outras ações. Toda a programação ainda está sendo discutida, mas ela será realizada em janeiro de 2019", complementou a secretária.
Os mogianos interessados em ter acesso ao Mogilínguas ainda podem ser inscrever no programa. Para participar basta acessar o site www.mogilinguas.com.br e realizar o cadastro necessário e preencher com o nome completo, CPF, CEP, data de nascimento e um endereço de e-mail. Logo após será realizado um teste para saber qual é o nível de aprendizado do participante. "Há uma aceitação dos alunos muito positiva ao curso. Dentre o total de inscritos, 20 mil são totalmente ativos na plataforma. Então esse dado já mostra que as pessoas estão gostando das atividades", concluiu.
*Texto sob a supervisão do editor.