As obras do Corredor Leste-Oeste em Mogi das Cruzes estão com 73% dos trabalhos concluídos, segundo informou ontem a administração municipal à reportagem do Grupo Mogi News de Comunicação. Atualmente, restam apenas os trabalhos de acabamento da avenida das Orquídeas, como pavimentação, construção de calçadas e implantação de ciclovias, além de pintura de faixas e sinalização de segurança. A previsão é de que a obra seja entregue até o final do ano e o investimento total da obra é de R$ 98,2 milhões.
Há mais de dois meses, quando o Mogi News publicou o último material sobre os trabalhos realizados na avenida, o andamento das obras estavam avançados em 65%.
Por ser uma obra grande, ela foi dividida em etapas, ou seja, três locais receberam trabalhos, sendo um deles, uma nova via de acesso. A primeira parte já foi concluída, que foi a recuperação da avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar. Lá, foi realizada uma nova pavimentação, o local ganhou um canteiro central, pintura e novos equipamentos. Outro local é a avenida Guilherme George, que também está concluída, tendo a avenida duplicada com uma nova pista até a divisa com a cidade de Suzano, além de guias, sarjetas e retorno para veículos.
A avenida das Orquídeas é a que está recebendo obras atualmente. Ela será uma nova via de ligação entre os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, paralela à avenida Lourenço de Souza Franco. De acordo com a prefeitura, o traçado está concluído e o foco está nos acabamentos, ou seja, construções de calçadas e pavimentação. Além disso, ciclovias estão sendo implantadas no local para facilitar a acessibilidade da população. Só na avenida das Orquídeas, a ciclovia terá 2,3 quilômetros de extensão. "O projeto prevê duas pistas com mais de dez metros de largura cada uma, corredor exclusivo para o transporte coletivo no canteiro central, ciclovia e calçada para a circulação de pedestres", informou a administração municipal.