De janeiro a julho deste ano, foram registrados três casos confirmados de câncer bucal em Mogi das Cruzes. Nesse período, as redes municipais de saúde realizaram 316 atendimentos e 43 biópsias. Os dados são da Coordenação de Odontologia da Secretaria de Saúde. Durante todo o ano passado, foram nove casos confirmados da doença, sendo 574 atendimentos e 115 biópsias. De 2013 a 2017, foram 84 lesões pré-malignas identificadas.
Os principais fatores que podem ocasionar o surgimento da doença estão atrelados ao uso abusivo do álcool, tabagismo, à infecção pelo vírus papiloma humano, conhecido como HPV, e o sol em excesso. "Poucas pessoas vão ao dentista, então junta a bebida, o cigarro, o HPV, e tudo isso pode trazer a um câncer", explicou o cirurgião oncológico do Centro Oncológico de Mogi, Ricardo Motta.
Os cuidados com a boca devem ser tratados como primordiais, desde o momento da escovação dos dentes. Além disso, a vacina contra o vírus HPV em crianças é um importante aliado para a prevenção da doença. No primeiro instante, é preciso ter a atenção voltada à feridas que não se cicatrizam, pois podem ser um demonstrativo de que no local há a presença de uma doença. Entretanto, nem todas as feridas podem ser sinal de um câncer. "Quando é identificada ferida que não sara, aftas e lesões, é preciso procurar auxílio. Não é que a ferida causa o câncer, mas o câncer se mostra na ferida", apontou o cirurgião. Outros aspectos são sangramentos frequentes, lesões esbranquiçadas no céu da boca, o aumento das gengivas ou da língua e o mau hálito.
De acordo com Motta, os casos de câncer bucal são muito mais frequentes em homens na faixa etária acima dos 40 anos. Em pessoas jovens, as ocorrências são raras, segundo o cirurgião. Quando a doença é identificada, o tratamento é realizado com cirurgias e, conforme a gravidade, o paciente é encaminhado para quimioterapia e radioterapia. "O especialista deve ser procurado imediatamente a qualquer alteração sentida, já que, para a oncologia, o tempo é muito importante. O câncer bucal é de tratamento multidisciplinar, tendo o oncologista clínico, o cirurgião oncológico e o radioterapeuta", disse.
Evento
O Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, localizado na rua Doutor Osmar Marinho Couto, 78, no Alto do Ipiranga, vai realizar hoje o evento "Life Day", voltado para a saúde bucal, das 9 às 12 horas. A atividade é aberta ao público e os participantes poderão acompanhar uma palestra com especialistas.