A região central de Mogi das Cruzes terá 113 novas vagas de estacionamento para atender a demanda comercial de fim de ano. A medida de ampliação, já efetuada no ano passado, foi anunciada ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) e decidida por conta do comércio aquecido do Natal e das promoções da Black Friday. As vagas estarão disponíveis em alguns trechos da região central entre os dias 23 e 24, retornam no dia 1º e ficarão abertas aos motoristas até dia 31 de dezembro.
A medida foi um pedido da Associação Comercial de Mogi (ACMC) para ajudar os comerciantes na época de Natal. No entanto, segundo o presidente Marco Zatsuga, a medida foi antecipada. "Pedimos, junto com o Sincomércio, a liberação das vagas nas ruas do ano passado. Fomos surpreendidos com a antecipação da realização do pedido por conta da Black Friday, com os mesmos trechos que serão liberados no mês de dezembro", comentou Zatsuga, reforçando o alerta aos comerciantes de que a liberação dos trechos será apenas até dia 31 de dezembro.
Com isso, Mogi terá um aumento de 11% no número de vagas de estacionamento. A cidade conta, ao todo, com 1.024 espaços de zona azul. As vagas abertas especialmente para as compras de fim de ano serão rotativas, ou seja, o motorista terá 1 hora para deixar o veículo estacionado. As ações serão monitoradas por agentes de trânsito. O prefeito citou que decidiu flexibilizar as vagas de estacionamento para a Black Friday por conta da antecipação das compras de fim de ano. "Hoje, o evento vende mais que o Natal. Além disso, teremos esta ampliação durante o mês de dezembro, atendendo à solicitação dos comerciantes", explicou o chefe do Executivo, se referindo à semana após as festas natalinas.
Os trechos liberados para estacionamento somente entre 19 horas e meia-noite serão: rua Braz Cubas, entre a rua Barão de Jaceguai até a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, e a rua Tenente Manoel Alves, entre a rua Professor Flaviano de Melo e a rua Major Sílvio Miranda. Já os trechos onde será permitido estacionar por todo o período comercial serão as ruas José Bonifácio, entre a rua Padre João até a rua Doutor Deodato Wertheimer, e Coronel Souza Franco, entre a rua Capitão Manoel Caetano até a rua Presidente Rodrigues Alves, nas imediações do Mercado Municipal.
Melo ainda afirmou que o aumento da segurança nesta época do ano também está entre as ações previstas de melhoria para comerciantes e consumidores. "Haverá ainda um reforço da presença da Guarda Municipal, inclusive com a utilização da Unidade de Monitoramento Móvel, que estará estacionada no Largo do Rosário", explicou o prefeito, ao lado dos secretários de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, e de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.
* Texto supervisionado pelo editor.