Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente local, acontecerá, no domingo, a ação comunitária "O Brejinho é de todos nós". Idealizado pela vereadora Fernanda Moreno (PV), que luta por trabalhos de fiscalização no local junto ao poder público desde 2017, o evento é aberto à população em geral e estima a presença de aproximadamente 100 pessoas.
No dia, haverá recolhimento do lixo que estiver no local e orientações de como denunciar descartes irregulares e queimadas. É preciso cuidar do Brejinho para diminuir os impactos ambientais que a devastação da área provoca. Caso contrário, esse ecossistema mogiano irá se perder nos próximos anos junto com as espécies que lá habitam, inclusive aquelas ameaçadas de extinção.
A falta de cuidados na área reflete de forma negativa, também, na qualidade de vida local, pois o Brejinho contribui para a manutenção da qualidade e quantidade de água que abastece a cidade.
Também para debater o assunto, acontece amanhã a segunda discussão sobre o Brejinho na Câmara de Mogi. A discussão será aberta às 18h30 e terá participação de Kátia Bastos Florindo, gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Tietê junto à Fundação Florestal de São Paulo. No dia, serão debatidas ações para evitar que situações irregulares continuem ocorrendo. O encontro é gratuito, aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.