Os preparativos para as eleições, que serão realizadas neste domingo, estão em processo de finalização. Os cartórios de Mogi das Cruzes, Guararema, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim e Suzano já estão lacrando as urnas. Destas cidades, seis zonas somam mais de 1,3 mil urnas para votação. As zonas 287º de Mogi, 181º de Suzano, 377º e 419º de Itaquá terão 52 urnas para realizar o procedimento de votos justificados e 204 urnas de reserva.
Os municípios de Biritiba Mirim e Guararema não terão urnas de justificativa por conta do número de eleitores nas cidades. Segundo a auxiliar de cartório da zona 287º de Mogi das Cruzes, Carmen Nabarretti, os municípios realizarão as justificativas manualmente. De acordo com a auxiliar, para receber as urnas para a justificativa, a cidade deve possuir mais de cem mil eleitores. As urnas de reservas de Guararema e Biritiba ainda estão em processos de contagem.
Das dez cidades do Alto Tietê, apenas Mogi, Biritiba e Guararema terão todas as seções com a votação híbrida. Os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico serão identificados pelas digitais e, aqueles que ainda não atualizaram, votarão da forma convencional, mediante apresentação de documento com foto e assinatura no caderno de votação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O município mogiano é considerado a cidade com o maior eleitorado com o cadastro biométrico: 116.520, o equivalente a 37,6% do total de 309.844 eleitores.
Já em Biritiba e Guararema, mesmo aderindo ao novo sistema, o eleitorado sem a biometria é alto. Respectivamente, faltam 16.479 e 17.808 cadastros, o que equivale a 70,6% e 71% dos votantes. Nas eleições de outubro, apenas 6.838 eleitores de Biritiba serão identificados pelas digitais e 6.274 em Guararema.
Todos os cartórios reforçam que os eleitores devem comparecer na zona de eleição com o título de eleitor ou celular com o título digital e qualquer documento de identificação com foto. A ordem de votação será: deputado federal; estadual; primeira vaga para senador; segunda vaga para senador; governador e presidente.
*Texto supervisionado pelo editor.